sábado, 22 de janeiro de 2011

Lan House uma solução educacional para inclusão digital nas comunidades carentes

As Lan House tem se transformado em um espaço de acesso democrático à internet, sobretudo nas periferias das grandes cidades. Muitos adolescentes passam horas ligados a redes sociais, jogos, sites de entretenimento entre outros.  A Lan House junto com os espaços de acesso a internet oferecido pelos organismos governamentais tem beneficiado muitos adolescentes a ter o seu 1º contato com a internet. 

Apesar disso,  as Lan House vivem a margem da sociedade  e muitas vezes são alvos de preconceitos e controle pelo poder publico. 


Na Campus Party  o painel de Politicas Publicas sobre Lan Houses discutiu a sua  importancia social que leva acesso a internet a localidades onde não é oferecida pelo poder publico. Nossa entrevistada Daniela Silva, diretora da Esfera, falou sobre a evolução da Lan House no Brasil e destacou sua importancia na educação. Segundo ela,  "a Lan House é igual a uma escola onde se aprende a  desenvolver e ampliar o conhecimento" . Ela também afirma ser contra a lei que decreta que o menor de idade não pode usar a Lan House por bastante tempo, "acho que as pessoas deveriam confiar mais nos jovens, pois alguns jovens são diferentes dos outros".

Ela  ressaltou  ainda a inportância das Lan House nas comunidades que não tendo muito acesso a internet em casa vêem nas Lans oportunidade de pesquisa e diversos outros trabalhos escolares.

Perguntada sobre como a Lan House pode influenciar a vida das pessoas aqui no  Brasil,  a palestrante afirma que existe a 'proibição' no sentido de menores de idade  usarem a Lan House com muita frequência, pois podem acessar sites proibidos, mas se posicionou contra essa proibição, por ententer que os jovens de hoje procuram a Lan House com objetivos bem definidos.

Sobre os motivos que motivou a criar o  projeto sobre a Lan House em comunidades carentes, ela foi clara ao afirmar que esse projeto nasceu da necessidade de inclementar o uso das 'Lan' em diversas comunidades carentes, onde não se verifica o uso de computadores em domicilio.

Quanto a sua participação no Campus Party 2011, ela afirmou que é uma oportunidade de estar junto a comunidade virtual atuante, palestrando para pessoas diretamente ligadas ao mundo digital.


A partir de entrevista realizada por Thays Andressa da escola Eliza Rachel, Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro.
Programa Nas Ondas do Rádio - Imprensa Jovem na Campus Party 2011

Nenhum comentário: