sábado, 29 de janeiro de 2011

Imprensa Jovem conhece a Cultura Islã no Centro Cultural Banco do Brasil

                                                   foto:  Linha do tempo cultura Islã- Imprensa Jovem


Dia 28 de janeiro (sexta-feira), os alunos da Imprensa Jovem Escola Municipal Profº Roberto Mange, visitaram o Centro Cultural Banco da Brasil (CCBB), onde conheceram um pouco da cultura Islâmica.

Durante a visita, vimos um pouco sobre as Mesquitas, que é onde os muçulmanos oram, vimos também a Minbar, que é um detalhe dourado dentro da Mesquita, que mostra a direção de Meca (Cidade Sagrada para os islâmicos).

Fora da Mesquita, tem um espaço onde lavam-se os pés, as mãos e o rosto antes de fazer suas orações, para não ficar impuros.

Vimos em seus objetos, detalhes ricos em formas geométricas e figuras de animais.

Vimos também o Astrolábio, que é um tipo de bússola. Seus instrumentos musicais, Alaúde de madeira, Qanun e buzuq, como vimos, são muito detalhados, assim como tudo nessa cultura.

Uma das coisas que chamou a atenção de todos, foi uma bandeja, na qual sentam-se dez pessoas em sua volta, para alimentar-se do alimento de fica numa tigela no centro da bandeja. A monitora destacou o jeito deles de comer, que eles comem com as mãos, pois para eles, é importante sentir a temperatura e textura dos alimentos.




Pouco antes do término da visita, vimos algumas de suas vestimentas, tinham roupas para o dia-a-dia, para ocasiões especiais e para batalhas.

Terminamos a visita, vendo seus materiais de escrita.

Exposição - Islã: Arte e Civilização




De 18 de janeiro a 27 de março

Horário: Terça a domingo - 10h às 20h

Local: Subsolo, térreo, 1º, 2º e 3º andares - CCBB SP



Reportagem: Nilson Ferreira Junior, Matheus Nardes, Gabriel Dias
Exposição - Islã: Arte e Civilização














Nenhum comentário: