terça-feira, 31 de agosto de 2010

Rádio "Tem Gato na Tuba ". Segunda emissora de rádio escolar na Educação Infantil é inaugurada em grande estilo


Nesta terça-feira, 31 de agosto, a Rede Municipal de Ensino ganhará mais uma rádio escolar mirim: a Tem Gato na Tuba. Formada por 210 crianças com 5 anos de idade que estudam na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Guia Lopes, da zona Norte, esta é a segunda rádio feita por alunos com menos de 6 anos. No dia do lançamento, será transmitido o primeiro programa, que contará com entrevistas, matérias sobre os projetos desenvolvidos em sala de aula e na escola, música e outras notícias.
Envolvendo os alunos das seis turmas de 3º estágio da unidade, a novidade surgiu a partir do projeto didático Música no Parque, criado em maio deste ano, que visa aproximar os pequenos da música e ajudá-los a ampliar o repertório musical. Todos os dias, na hora da brincadeira livre, são eles que escolhem as canções que querem ouvir. Para que todos soubessem mexer na aparelhagem de som, os próprios alunos produziram um vídeo com orientações, que é exibido sempre que necessário.

Com essa experiência, os profissionais da EMEI perceberam que os alunos poderiam ir além e, seguindo o exemplo bem sucedido das rádios escolares desenvolvidas em muitas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), criaram o projeto Tem Gato na Tuba. A rádio é chamada assim por conta da música de mesmo nome, que está entre as preferidas das crianças.

Mais força ao protagonismo – Esse não é o único projeto da escola que estimula o protagonismo infantil. Hoje, a EMEI Guia Lopes conta com duas bandas, trabalho que ensina os alunos a tocar instrumentos de percussão. A Imprensa Jovem tem alunos que tiram fotos e fazem entrevistas que depois são reproduzidas em um Jornal Mural. A escola tem ainda horta e cozinha experimental, dando oportunidade para que, além de aprender a cultivar os alimentos, as crianças possam desenvolver novas receitas usando o que colhem. Há ainda o projeto Monitores Mirins, no qual os estudantes do 3º estágio fazem o cerimonial em eventos da EMEI e auxiliam os mais novos em algumas atividades.

Para a diretora Cibele Araujo Racy Maria, as atividades da rádio Tem Gato na Tuba vão acrescentar pontos positivos ao trabalho pedagógico da escola. “Além de ajudar os alunos a ampliar o vocabulário, a rádio escolar vai desenvolver também a criatividade e a segurança para que eles se coloquem em diferentes situações”, explica. Além disso, ela destaca a importância de integrar os diversos projetos da unidade, fazendo com que todas as atividades se complementem e favoreçam cada vez mais o aprendizado.

As transmissões – Os programas ao vivo da Tem Gato na Tuba serão produzidos um dia por mês, em dois horários: 9h30 e 15h30. Em cada mês, uma das três turmas de cada turno do 3º estágio será a responsável pela produção. Eles escolherão as pautas, os entrevistados e farão uma pesquisa com as crianças da escola sobre as músicas que querem ouvir na programação. Enquanto isso, as outras duas salas farão a monitoria e o jornal mural. Ao longo do mês, o programa será retransmitido durante as aulas de informática.

A Tem Gato na Tuba integra o projeto Nas Ondas do Rádio, do Programa de Educomunicação da Secretaria Municipal de São Paulo. Um trabalho que forma produtores de mídia, permitindo que sejam desenvolvidas estratégias de comunicação que podem ajudar no processo educativo dos alunos e na integração entre escola e comunidade. As escolas trabalham o projeto de formas variadas – desde histórias em quadrinhos, fotografia, jornais e vídeos até rádios escolares.

Matéria publicada no portal da educação pela jornalista Bruna Ancheschi

http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/









30/08/2010 - 16:23

Um comentário:

Wesley José disse...

Gostaria que me informassem onde tem a gravação desses programas, procurei no google mas não encontrei.

Wesley