quinta-feira, 26 de agosto de 2010





Dia 18 de agosto, eu Bianca, aluna-repórter da EMEF Conde Luiz Eduardo Matarazzo, entrevistei Ana Paula, da Câmara Bahiana do Livro.

Eu perguntei pra ela sobre um totem num formato de chapéu, ela me disse que os reis da África usam totens como aquele para se proteger do sol, disse também que é comum na África usar enfeites.

Também perguntei sobre macumba. Ela explicou a diferença entre a macumba e o candomblé, na Bahia o mais comum é o candomblé. Ela disse que aquilo que as pessoas chamam de macumba na verdade é o candomblé. Este sim é o nome da religião. Disse, ainda, que algumas pessoas usam o nome “macumba” para xingar e ofender e outras pessoas são bem desinformadas sobre esse assunto e por isso há preconceito.

Eu perguntei à ela se a macumba faz mal pra alguém,porque muitas pessoas falam coisas que ela não é uma coisa tão boa assim. Ela me respondeu o seguinte: macumba não é ruim, ruim são as pessoas e a mente delas que pensam assim!

Eu também perguntei sobre os orixás que é uma crença diferente e que pouquíssimas pessoas conhecem. Existem vários orixás e são como as outras religiões onde cada um acredita em outras crenças.


Aluna-repórter Bianca - 6ª série A da EMEF Conde Luiz Eduardo Matarazzo.

Nenhum comentário: