segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Imprensa Jovem do Zaca nas Paralimpíadas Escolares 2012

Na última quinta-feira (18/10) a Imprensa Jovem do Zaca esteve presente nas Paralimpíadas Escolares – 2012, que aconteceu na cidade de São Paulo, entre os dias 15 e 20 de outubro.

Estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual foi a finalidade das competições.

As competições aconteceram no Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães – Ibirapuera, na Escola de Educação Física da Polícia Militar e no Palácio de Convenções do Anhembi.

Os atletas mostraram todo seu empenho, dedicação e, principalmente, exemplo de vida. Eles competiram nas provas de atletismo, natação, futebol de cinco, futebol de sete, goaball, tênis de mesa, bocha, judô, tênis de cadeira de rodas e voleibol sentado.

A Imprensa Jovem do Zaca esteve presente no Complexo do Ibirapuera, cobrindo as provas de atletismo. Nossa imprensa teve a oportunidade de ter o contato com atletas de diversos estados do Brasil.

Para a felicidade da equipe, estava presente a atleta paralímpica Terezinha Guilhermina e Guilherme Santana. Terezinha foi medalhista nas Paralimpíadas de Atenas (2004), ganhando sua primeira medalha de Bronze. Em Pequim (2008) ganhou três medalhas, sendo uma Bronze, uma de Prata e uma de Ouro. Já nas Paralimpíadas de Londres (2012), nossa atleta conquistou duas medalhas de Ouro.


Terezinha nos disse que no início ela  só pode correr porque ganhou um tênis da irmã, que não tinha como comprar o suplemento alimentar e que comia farinha com açúcar. Ainda bem que ela não desistiu e deixou uma mensagem para todos: “Se você quer você pode, não deixe seus sonhos para que os outros realizem, seja capaz de sonhar e realizar”.

Para Guilherme Santana, que está no paradesporto desde 2010, sendo o guia da Terezinha, diz que a parceria deu muito certo. Sobre o evento ele fala que é uma oportunidade para os novos talentos e quem sabe não teremos novos recordistas mundiais.

Escute a entrevista na íntegra com a Terezinha e o Guilherme:


Para os novos atletas, estar nessa competição, para muitos pela primeira vez, é um momento de muita alegria, que com o esforço de seus patrocinadores ou recursos próprios, tiveram a oportunidade de participar desta edição da Paralimpíadas.


Escute os depoimentos dos atletas paralimpícos:


Registramos o agradecimento à Professora Cleide Sueli Viana Milare, que acompanhou e orientou a equipe da Imprensa Jovem do Zaca neste evento.

Texto elaborado pela equipe da Imprensa Jovem do Zaca.

Alunos repórteres: Ana Carolline, Layla Souza, Isabella Rocha, Caroline Carvalho, Vitoria Batista, Raphael Ribeiro, Michelle Aline, Daniel Cesar e Pedro Henrique.


Professor Orientador: Douglas F. Tomé

Visite nosso blog: http://blogandonozaca.blogspot.com.br/
Nosso Facebook: http://www.facebook.com/emefzacaria?ref=tn_tnmn
No Twitter: https://twitter.com/EmefZacaria

Um comentário:

Cristina Barroco disse...

Olá pessoal da Imprensa Jovem do Zaca, Professora Cleide e Professor Douglas: muito obrigada por representarem tão bem a nossa região e a escola pública em geral. A escola é melhor por ter gente assim tão envolvida como vocês. Abraços. :) Cristina