sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Inclusão Escolar: A Amizade é o que promove o aprendizado

A EMEF Cláudio Manoel da Costa possui 35 alunos deficientes ou com síndromes. Para receber estes alunos, a escola conta com uma equipe de fisioterapeutas, estagiárias, que acompanham os alunos na aula, professores de apoio, que atendem os alunos, individualmente, numa sala específica chamada de Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI). Este ambiente é muito importante na unidade, pois é um ambiente especial que favorece o acompanhamento e o desenvolvimento da aprendizagem de alunos tão especiais. A escola também possui elevador, rampas de acesso e materiais específicos para os alunos deficientes.

Além da estrutura e pessoal especializado, outro fator importante, que favorece a qualidade, é o respeito e a amizade entre os alunos. A aluna Stefany de Jesus, 11, deficiente física, disse em entrevista à Imprensa Jovem, que suas amigas são sempre prestativas com ela, ajudam nas atividades e a acompanham para o intervalo ou ao banheiro. O aluno Marcos Vinícius, 12, deficiente intelectual, chegou no “Cláudio” este ano e ao ser questionado pela Imprensa Jovem sobre o que ele mais tinha gostado na escola, afirmou “Dos alunos, porque eles passaram a me tratar muito bem, é bem diferente da minha outra escola”.

Em clima de Paralimpíada Estudantil, a Imprensa Jovem conversou com a aluna Scarlett Lynda Simões, 12, deficiente física. Ela se orgulha de ter participado de várias paralimpíadas escolares, e diz possuir uma coleção de medalhas. Além disso, pôde sempre contar com a amizade e o carinho de seus amigos, não só nas competições como também no espaço escolar. Para ela, o respeito ao deficiente e a amizade são fundamentais para a autoestima e esse é o verdadeiro sentido da palavra “Inclusão”.



A aluna Scalett e a aluna Midi Ane H. de O. Lopes em
competição nas paralimpíadas de 2011.



 

Nenhum comentário: