terça-feira, 3 de junho de 2014

Seminário Internacional de Xadrez Escolar 2014 no Auditório Elis Regina

Hey, Jovens! No dia 28/05/2014, alguns membros do grêmio e da equipe Se Liga! (projeto educomunicativo do CEU EMEF Inácio Monteiro) foram para o Anhembi, no Auditório Elis Regina, para fazer a cobertura do Seminário Internacional de Xadrez Escolar 2014 voltado para Educadores da Rede Municipal de Ensino com o objetivo de ampliar e atualizar seus conhecimentos sobre os diferentes aspectos educacionais do ensino de xadrez.

Acesse nosso álbum do Facebook para ver mais fotos!

Ao chegarmos lá, nos organizamos em um camarim, onde fomos recebidos por uma das organizadoras do seminário de xadrez (Clarinda). Logo após deu-se o início da partida Simultânea de Xadrez.


Flashes do evento e entrevistas com alguns dos participantes

Lá tinha 13 competidores de escolas diferentes, todos competiram com a Susan Polgar, campeã Internacional de Xadrez. Susan foi a primeira mulher a receber o título de GM (Grande Mestre de Xadrez) numa competição regular. A partida durou 45 minutos, e Susan ganhou de todos os participantes.

Depois de um pequeno intervalo, aconteceu a palestra com Adriana Salazar, colombiana que ensina crianças de 3 a 12 anos a como jogar xadrez. Ela mostrou alguns métodos para realização da partida para crianças entre essa faixa de idade, como, por exemplo, a como usar os próprios alunos como peças de xadrez. Ela propôs algumas dinâmicas para a plateia, onde cada um deveria dizer e pensar sobre alguns assuntos citados na palestra.

Acesse nosso álbum do Facebook para ver mais fotos!

Tivemos toda liberdade para produzir nossos materiais: em nosso camarim havia alguns computadores que podíamos usar para a produção de nossos textos e divulgação.
“É meio difícil dizer as mesmas coisas que os participantes, pois o nosso olhar é diferente, já que fomos nós que organizamos tudo isso”. Maria e Glaupe – Vigilantes do evento.
“Eu estou adorando esse seminário de Xadrez”. André – Vigilante do Evento. 
“Eu estou achando muito bom, sem contar que já fizemos isso outras vezes e todas foram muito boas”. Clarinda – Organizadora do Evento. 
“Quando o aluno começa a jogar xadrez, seu comportamento muda de forma automática, parece mágica…” Égnon Viana – Coordenador do Projeto de Xadrez Movimento Educativo.
Você pode conferir entrevistas com alguns dos participantes do evento no vídeo logo acima e ver mais fotos em nosso álbum do Facebook!

Escola: CEU EMEF Inácio Monteiro
Blog: http://ceuemefim.blogspot.com
Texto: Nicoli e Daniela
Fotos: Nicoli, Walter e Professora Fernanda
Vídeos: Nicoli e Professora Fernanda
Observações: Kaio, Rafael, Geovanna e Beatriz
Entrevistadoras: Daniela, Nicoli, Beatriz e Geovanna
Revisão do texto e edição do vídeo: Professora Fernanda

Nenhum comentário: