quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Aprender com a Música


A MÚSICA APROXIMANDO

ALUNOS E PROFESSORES

A arte, em forma de música, tem o poder de alcançar certos cantinhos aonde as palavras não chegam.

Foi acreditando nisso que muitos professores aceitaram fazer os cursos “É só Cantar” e “Flauta na Escola”, ambos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação do Município de São Paulo. O maestro João Queiroz organizou o curso e os professores das diversas diretorias fizeram as aulas e receberam a tarefa de multiplicar com os alunos em suas escolas.

O resultado foi o evento realizado em 16 de dezembro de 2010, que foi idealizado para finalizar os cursos. Com a regência do maestro/professor João Queiroz, esses professores com os seus alunos apresentaram de forma brilhante o que aprenderam em coral e flauta na Paróquia São Francisco de Assis. A atividade contou inicialmente com a apresentação dos alunos flautistas que tocaram as músicas “Sol”, “Flores” e “Minha Canção”, seguindo com o Coral de Professores que cantou um repertório composto por mais de 20 músicas selecionadas especialmente para a ocasião.

A Imprensa Jovem que fez a cobertura foi formada pelas equipes das escolas EMEF Henrique Felipe da Costa – Henricão & EMEF Prof. Roberto Mange, registrando o evento com fotografias e entrevistas, e constatando que os alunos flautistas receberam muito incentivo para participar do projeto, o que podemos resumir em uma mistura de curiosidade musical e desejo de aprender a tocar um instrumento musical.

Entrevistando os professores, percebemos que o canto foi algo estimulado em suas vidas desde quando eram crianças, e que a participação no curso “É só Cantar” contribui muito no cotidiano das pessoas, pois como diz um grupo de professores que entrevistamos: “em cada encontro, temos a oportunidade de estudar música de uma forma prazerosa e terapêutica, não se limitando a técnica, já que no curso se discute muito quais são as estratégias que podem ser construídas para inserir a música no dia-a-dia escolar”.

A aluna Suellen Silva – 12 anos confessou que “estava morrendo de medo, mas é tão bom cantar e conhecer outras pessoas”. Para Ana Carolina Martins, coordenadora da EMEF. Profº Roberto Mange – zona oeste a música tem poderes importantes para a escola, porque ela aproxima as pessoas. Ela diz que: “uma simples música sensibiliza e torna as pessoas mais próximas. Os alunos aprendem que é fácil aprender música e assim, conseguimos descobrir que é fácil aprender outras coisas além das que a escola ensina. E a simplicidade da flauta facilita essa aprendizagem”.

Ao conversarmos com o Prof. João Queiroz, organizador do evento, notamos a sua tamanha satisfação não apenas em ser entrevistado pela nossa equipe, mas também pelo fato de toda a atividade ter se desenvolvido muito bem e de observar que o curso “É só Cantar”, do qual ele é o ministrante e regente, tem dado frutos que ultrapassam barreiras, refletindo nos alunos da Rede Municipal de Ensino uma iniciação a música em toda a sua diversidade. Assim também pensa o maestro: “a música constrói vínculo, as pessoas têm a mesma linguagem, mesmos conhecimentos o que as tornam iguais”. Realizar esse curso com professores da rede municipal é gratificante e acreditamos que ao trabalhar com a arte, o professor tem uma ferramenta a mais para se aproximar dos alunos e, a partir daí, ensinar outros conteúdos.

A música tem mesmo esse poder e a equipe Imprensa Jovem que cobriu o evento, concluiu isso ao perceber que a música traz benefícios na escola, pois cada um de nós tem um gosto musical, um interesse por algum elemento musical ou até mesmo um pouco de curiosidade, e isso nos aproxima uns dos outros. Os alunos do projeto “Flauta na Escola” da EMEF Henrique Felipe da Costa, por exemplo, se aproximaram do Professor Elton de Andrade quando souberam que ele estava realizando o projeto, e logo se inscreveram e participaram, juntando-se com os outros alunos flautistas que se apresentaram no evento que cobrimos.

Equipe Imprensa Jovem

Acompanhe nos nossos blogs os vídeos das entrevistas e as fotografias dos principais momentos desta inesquecível apresentação musical.

Visite: PORTAL SME

HENRICÃO IMPRENSA JOVEM

IMPRENSA JOVEM DA EMEF PROF. ROBERTO MANGE

HENRICÃO IMPRENSA JOVEM

EMEF Henrique Felipe da Costa – Henricão

DRE São Miguel Paulista

Professores: Elton de Andrade / Jane Cristina / Jose Sales

Repórteres Jovens: Isabela Aparecida / Stephanie Luiza / Mayhara Camara / Milene Marques / Felipe Messias

IMPRENSA JOVEM DA EMEF Prof. Roberto Mange

DRE Butantã

Professora: Vilma Nardes

Repórteres Jovens: Felipe Moreti / Gabriel Dias / Jonatha Silva / Leticia Luzia / Nayara Santos

Nenhum comentário: