quarta-feira, 5 de março de 2014

Abertura do 3º Concurso Escola de Leitores 2014

Centro Cultural São Paulo tarde do dia 21/02/2014



Abertura do Concurso escola de Leitores 

No dia 21 de fevereiro de 2014 no Centro Cultural São Paulo na Estação Vergueiro do metrô foi realizado um evento com mediadores de leitura. Neste evento foram apresentadas experiências bem sucedidas de projetos de incentivo a leitura e outras atividades sempre visando à formação de leitores. O principal motivo do evento foi a apresentação do terceiro Concurso Escola de Leitores de iniciativa do Instituto C&A ligado ao programa Prazer em Ler que existe desde 2006 em  parceria com  a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
O edital do concurso pode ser consultado no link abaixo. As inscrições se iniciaram dia 17/02/2014 e vão até 02/04/2014. Não perca esta oportunidade de ter seu projeto premiado e reconhecido. 
http:www.institutocea.org.br/midiateca/53/publicacao-institucional/edital-concurso-escola-de-leitores-2014.aspx

Veja as entrevistas



Entre os muitos participantes estavam duas professoras e seus alunos, ambas da Diretoria Regional de São Mateus. Uma era a professora  Sandra da EMEF Júlio de Grammont com um  projeto de leitura pra lá de inovador. Ela desenvolve o projeto dentro do AMA São Francisco. Semelhante ao que fazem no AMA São Francisco, em que os pacientes que estão esperando para serem atendidos são convidados a ouvirem suas leituras. Os adolescentes no evento se colocavam juntinho do ouvinte e lhes fizeram leituras de poemas, contos e pequenas histórias sempre com um sorriso no rosto.

 Aluna da EMEF Júlio de Grammont lendo para uma professora participante.
Paulo Castro diretor e presidente do Instituto C&A ouvindo a leitura do aluno da EMEF Júlio de Grammont 



A outra era a professora Célia da EMEF Carlos Correia Mascaro com o Projeto Leitura ao pé do ouvido.Você consegue imaginar como é realizada esta leitura? 
Vamos lhes dar uma dica.
 Olhe na imagem ao lado  e veja se descobre.



















Descobriu?

Caso não tenha conseguido descobrir não fique frustrado. Muitos presentes também ficaram intrigados com esta forma diferente de se fazer uma leitura.  Os privilegiados, mesmo foram os que puderam ter por uns minutos um leitor só seu.  Com canudos de papelão ao pé do ouvido do ouvinte os estudantes tiraram risos e elogios de muitos presentes, com suas leituras.



Mediadores das apresentações acompanhadas de professoras que apresentaram seus projetos de incentivo a leitura.  
 Alunas e alunos da EMEF Carlos Correia Mascaro - DRE São Mateus  ( esperando o transporte para o Centro Cultural São Paulo)
 Auditório do Centro Cultural São Paulo  21/02/2014
 Mediadores de leitura 
 A  escritora e contadora de histórias Kiusam encantou a todos com a apresentação de um de seus livros.
 Leitura ao pé do ouvido.




Volnei Canônica coordenador do programa Prazer em Ler do Instituto C&A. Explicou a participação  do instituto no concurso




Encerramento  Profª Célia( EMEF Carlos Correia Mascaro),  Davi, Leandro e Natalia Imprensa Jovem, profª Sandra Melo ( EMEF Júlio de Grammont) e  Alunos das  duas EMEFs receberam os agradecimentos e presentes. 

Créditos:
Grupo Imprensa Jovem
 Adolescentes: Natalia Campos, Leandro Franco e Davi (EMEF Alto Alegre)
Professora responsável Maria Elza Araujo 

Nenhum comentário: