domingo, 6 de fevereiro de 2011

Porque usamos o software livre no Imprensa Jovem?

Razão muito simples: inclusão digital, politica pública de educação, acesso e identidade colaborativa e cooperativa que é a marca do software livre. 

O Imprensa Jovem é um projeto do Programa Nas Ondas do Rádio da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Atualmente, 150 equipes formadas por alunos repórteres  de escolas que mantém projetos de educomunicação como Rádio Escolar,  Jornal Comunitário, Blog Escolar, Audiovisual,  participam desta iniciativa que todos anos tem realizado  coberturas jornalísticas de grandes eventos da cidade. A Campus Party é uma delas e estamos juntos a 4 anos, ou seja, todas as edições aqui no país.  Nosso trabalho com o meninos e meninas é educativo, e uma das preucupações é criar senso de reflexão sobre os meios de comunicação e o uso das tecnologias. Investir na formação para o uso do software livre é uma das estratégias do Programa Nas Ondas do Rádio até para fortalecer a resistencia para o uso do software pirata.

Oferecer a opção para o uso de plataformas e softwares livres na educação pública é colabora com a educação para inclusão digital no país. Em nosa Rede de educação, usamos os softwares Audacity , Zara Radio, Gimp para produção de conteúdos comunicativos. Estes softwares equipam mais de 500 laboratórios de informática educativa e é a sensação nas rádios escolares.  Portanto, não tem  porque pagar tão caro por softwares que faz a mesma coisa que o livre.

Confira entrevista sobre o Imprensa Jovem e o software na Rádio Software Livre 

Carlos Lima - Programa Nas Ondas do Rádio

Um comentário:

João Jorge Reis disse...

O blog é muito bom. Por isso, está incluindo no meu blog LINGUAGENS. Parabéns!
Prof. João Jorge Pereira dos Reis
(http://joaojorgereis.blogspot.com)